Miopia

O título do post não tem nenhum sentido figurado ou metafórico. Descobri que, após quatro anos, minha miopia voltou. E tem mais: num olho só.
Já tinha sentido algo diferente há algumas semanas. Fazia o mais simples dos testes, tapando um olho de cada vez, e constatava que o direito, já não via tão direito.
Na última quinta fui até uma clínica para os exames de renovação de minha habilitação. Minha CNH ainda é do tempo em que o exame médico, como a própria carteira, valia por 20 (v-i-n-t-e) anos. Constatação: o olho direito está mesmo míope. Miopezinho.
Passei no exame, mas com o conselho da médica de procurar um oftalmologista. Como vai ser isso? Vou usar lente só num olho?
Pensando e matutando sobre isso, acrescentei outro elemento de confirmação. Vez por outro saio para fotografar por aí. Como não sou nenhum iniciante (nem profissional), é frequente o uso de foco manual. E qual não era minha surpresa - e frustração - ao baixar as fotos e dar com desfoque em quase todas. Descia o malho na lente que comprei usada antes de vir da Holanda. Mal sabia eu que o problema era comigo. Sábado passado saí a fotografar de novo e, desta vez, procurei usar o olho bom, o esquerdo. Vejam bem, minha câmera possui regulagem dióptrica. Quequiéisso? É um sistemazinho que permite ao cidadão que usa óculos regular o visor da câmera (aquele buraquinho com lente em cima das câmeras de melhor qualidade) para seu grau de miopia, até +3, se não me engano. Ocorre que não consigo ajustar o tal do coisinho. Então, vai com o olho esquerdo mesmo. E não é que deu certo?

Comentários

Marcita disse…
Ton, que coisa! Essa da foto foi interessante, hein?
Eu não uso o foco manual porque nenhuma foto sai boa com ele. Sou incompetente!

Postagens mais visitadas