Brasília: 49 anos

Amanhã, 21 de abril. Brasília completa 49 anos. Uma imensa e cara festa está sendo organizada para comemorar a data. Xuxa, breganejos, axé-ca, entre outras atrações estão programadas. Eu vou acordar cedo, junto com outras 5 mil pessoas e vou acompanhar a Maratona de Revezamento de Brasília. Por acompanhar quero dizer "ficar na sombra, de câmera em punho, tirando fotos". 42 quilômetros correndo? Não é para mim. Só que para isso vou ter que estar por lá antes das 7, horário programado para o início da corrida. O que não é mau. As chuvas, pelo que parece, finalmente acabaram, as alvoradas em Brasília são maravilhosas (menos que os entardeceres, verdade), o tempo é deliciosamente fresco a essa hora da manhã. Além do mais adoro acordar cedo. Condição mínima para qualquer um que se auto-intitule "fotógrafo". O dia vai ser de shows, eventos, desfiles, etc. Por outro lado, pequenas bagunças em casa, declaração de imposto de renda e prova de francês me esperam. O que também tá legal. Não gosto de multidões.

Ontem saí para fotografar. Impressionante como Brasília acorda cedo. Domingo, antes das 8 e a cidade já tem movimento por todo lado. Primeira parada, Museu da República:
um belíssimo edifício, acho que todos concordam. Pena que, olhando bem de perto notamos que a execução é péssima. As placas de concreto, de perto, estragam todo o efeito. Tenho certeza de que há tecnologia atualmente que permita que a redoma seja perfeita. Além do mais, o prédio já mostra defeitos, manchas, rachaduras, entre outras máculas, aceitáveis num prédio com mais de 15 anos, não num com cerca de 5 (tô chutando, não sei exatamento quando foi inaugurado, mas não faz muito tempo). Há manchas de infiltrações por toda parte e, vamos e convenhamos, um edifício branco, em Brasília? Mantê-lo branco é tarefa para Mandrake. Para completar a desgraceira, próximo do Museu há o prédio da Biblioteca Leonel Brizola. Putz. Precisavam mesmo homenagear esse aí? Se o Museu é da República, porque simplesmente não nomearam-na Biblioteca Nacional de Brasília? Lindo, direto, puro. Sem fisiologismos, nem babaovismos. Mas vá lá. Pelo menos Niemeyer mostrou comedimento nesse complexo. Ano que vem, Brasília 50 anos. O boato que rola é que tem gente querendo trazer U2. Verdade? Não me importo, só espero que não seja com dinheiro público. O meu e o seu dinheiro...

Comentários

Kaká disse…
Hello, hello!
Já fez umas fotos do dia?
Eu realmente preciso conhecer essa cidade. Mas to vencida pela rotina ultimamente. Só sei que amanhã eu queria que fosse feriado de novo... aliás podia ser feriado até sexta, que aí viria o sábado! Mas depois chega o domingo que me deprime.
Enfim, devo, não nego, pago quando puder! Uma hora eu despenco aí.
Bjo, boa semana!

Postagens mais visitadas