Botecos

Bar. Botequim. Boteco. Pé-sujo. De responsa. Eles existem de todo tipo e tamanho, em todo canto sem exceção. São frequentados por trabalhadores, patrões, gente pobre, rica, intelectuais ou não, de esquerda, centro e direita. Botecos existem desde tempos imemoriais. Em alguns lugares e épocas faziam parte de estalagens. Em outros, essas estalagens eram chamadas "public houses", expressão que mais tarde originou o "pub". Em botecos se bebe, se come, se chora mágoas, fala-se mal da vida alheia, discute-se política, religião (tema este não recomendável) e futebol (menos recomendável ainda, porém inevitável).

Em botecos nasceram idéias para livros, poemas, canções. Partidos foram fundados em bares - donde se supõe que políticos vivam em constante estado de embriaguez. E os nazistas? Loucos ou simplesmente uns bebuns? Bem, não simplifiquemos.

Em bares celebramos datas, a vitória do time do coração. Também afogamos as mágoas e a frustração pela derrota do time do coração. Botecos criam seus próprios mitos e tradições, têm seus seguidores fiéis, frequentadores assíduos, com conta ou sem. Alguns são famosos pela frequência, outros por algum petisco especial e outros pura e simplesmente pela cerveja gelada. O serviço pode tornar um bar famoso ou condená-lo ao fracasso. Garçons viram celebridades no meio e tornam-se figuras folclóricas. Fato é que há até aqueles que não bebem, mas que mesmo assim frequentam algum botequim.

Este post foi escrito na companhia de uma Serramalte, no Gambar (foto), em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas