Riders For Health

Existe um mundo de ONGs por aí que se dispõem a levar o que quer que esteja faltando a um lugar remoto do mundo qualquer. Uma infinidade delas tem o dedo de celebridades. Dessas, muitas são realmente honestas e não tem preocupação com outra coisa que não cumprir o objetivo a que se dispuseram.
Uma dessas ONGs chama-se Riders For Health (Pilotos Pela Saúde). No início dos anos 80, um grupo de pessoas começou a levantar fundos para países pobres nos paddocks de competições motociclísticas. Numa de várias viagens à África, para verificar a utilização desse dinheiro, Barry e Andrea Coleman, juntamente com o piloto Randy Mamola, descobriram que veículos adquiridos para levar ajuda a locais mais remotos estavam parados por falta de manutenção. Em muitos casos, uma mísera peça de 3 dólares impedia que esses veículos saíssem das garagens. Locais inóspitos, áridos e de poucos recursos representavam um desafio insuperável para os veículos que para lá eram enviados.
Surgiu então a Riders For Health. Essa instituição levanta fundos não somente para aquisição de veículos, mas promove, nas comunidades onde atua (sete países africanos, hoje), cursos de pilotagem de motocicletas e de manutenção de veículos em geral. O RFH detectou que não bastava apenas mandar dinheiro, medicamentos e veículos para regiões desprovidas de assistências. O problema principal era a falta de manutenção desses veículos. Barry voltou dessas viagens determinados a criar sistemas de manutenção de veículos em regiões inóspitas, o que acabou se tornando uma especialidade premiada da instituição. Andrea organiza mundialmente a arrecadação de fundos, que apoio total da comunidade motociclística mundial. Recentemente a Yamaha doou cinco unidades das novíssimas SuperTénéré 1200 para a instituição. Em eventos motociclísticos no Reino Unido é possível encontrar o "helmet park" da Organização, que nada mais é que um ônibus no qual os visitantes podem "estacionar" seus capacetes até o fim do evento.
Clique no link para um vídeo de apresentação: http://www.youtube.com/RidersForHealthTV#p/search ou acompanhe o trabalho deles no www.youtube.com/RidersForHealthTV
Fica difícil não pensar no nosso próprio país, que sofre de problemas parecidos e que aind anão encontrou soluções tão simples quanto eficientes.

Comentários

Postagens mais visitadas