África, pte.1

Adis Abeba, Etiópia. Acordo e esta é a paisagem que vejo da sacada do meu quarto de hotel. Talvez eu deva dar um crédito à cidade, afinal ao chegar na noite anterior eu estava cansado, com a barriga cheia da comida horrorosa do avião. E de saco cheio de avião, também. À noite a cidade me pareceu aterradora, apesar de estarmos muito próximos do aeroporto e num bairro "bom". De fácil acesso, just in case. Bem, a rua que nosso motorista tomou para me deixar no hotel, próximo à embaixada, estava às escuras e parecia estar entupida de gente, casebres e carros caindo aos pedaços. Jesus, Mary, Joseph and all the camels, pensei. Apesar da má impressão, o hotel me aliviou um pouco a alma. Após passar pela recepção de hoteleco do interior, encontro um quarto simples, mas limpo e bem arrumado. A roupa de cama bem lavada e sem cheiros estranhos - diferentemente das toalhas que devem ter sido lavadas com aqueles sabões que se faziam no interior do Brasil, de sebo cozido em tachos enormes.
Ao acordar, resolvi dar uma chance a Adis Abeba. Minha cabeça pesava a essa altura. Cansaço ainda? Não, secura extrema e os efeitos da altitude. 2400m acima do nível do mar, para ser mais exato. Café da manhã...bem, pulemos essa parte.
Ganho as ruas, e fico sem fôlego nos primeiros cem metros. Tentando acompanhar um colega de pernas mais longas, logo estou ofegante. A rua que parecia horrenda à noite, ficou menos (mas não muito) horrenda de dia;
Repare na ausência quase total de calçadas e postes de luz. Esta rua é de mão dupla. À noite os carros acendem o farol alto ao perceberem pedestres, cegando estes...
A falta de infraestrutura é patente. Para onde se olhe há exemplos de coisas feitas, como dizer, "nas coxas". Andaimes de construção são um espetáculo à parte, veja:

Eles constroem tudo dessa forma. E sai tudo direitinho...

Comentários

Kaká disse…
Meu professor de formação de preços e gestão de custos da pós tem dois termos "gringos" pra nas coxas... "Do francês, Acochambrés e do russo, nakoschowsky"...

Postagens mais visitadas