Sábado de sol

Sábado foi um típico dia de primavera nos países baixinhos. Muito sol e temperatura mais que agradável. Nos cinco anos e pouco que moramos aqui nunca fizemos o trajeto para Dordrecht por via aquática. Há uma linha de "waterbus" ou ônibus aquático que liga as duas localidades em cerca de 58 minutos. Esses ônibus são modernos e rápidos catamarãs, nos quais se viaja sentado, confortavelmente, ou de pé, do deck externo, onde ficam também as bicicletas dos passageiros. Por pouco mais de 4 euros (sem a bicicleta) faz-se um agradável passeio de barco até a antiga Dordrecht. Pelo caminho, passa-se por áreas residenciais, industriais, docas onde é possível ver atracadas as mais diversas embarcações. Acho que vou simplesmente postar umas fotos e comento quando necessário.
No deck, racks para as magrelas e pode-se ficar por ali, curtindo o vento e o sol, o que nesse dia muita gente fez.
Ao lado, dando adeus a Roterdã, com a ponte Willem e uma vista parcial do Oude Haven, ou Porto Velho. A ponte que aparece parcialmente na foto anterior é a Erasmus, mais nova que esta.
À esquerda: quem disse que Roterdã não tem praia?

Lá em cima, quando disse que se pode ver todo tipo de embarcação durante o passeio eu não estava brincando. Neste caso, dois otários remam enquanto os outros curtem. Fazem rodízio, provavelmente.
À esquerda um exemplo de casa à beira do rio. A arquitetura varia pouco, mas os locais são sempre muito encantadores.
À direita, nos recebe a área histórica de Dordrecht, que é uma das cidades mais antigas da região que se conhece, aqui, como Holanda, tendo sido fundada em 1008. Com sua ligação ao mar, tornou-se um importante centro comercial na região.
Confesso que não sei exatamente que prédio é esse, mas ele se encontra, de acordo com o mapa turístico, ná area conhecida como Groothoofdspoort (as zolas de plantão podem me ajudar com a tradução, perhaps?).

Ao lado, a  agradável via que margeia o Nieuwe Haven. Por aqui ainda ficam embarcações históricas, pristinamente mantidas, muitas delas sendo usadas como moradia, como em outros lugares na Holanda.
Cansou? Post longo, não? Cabô ainda não.
Mais alguns barcos estranhos. Esta super-draga, por exemplo. Isso deve sugar até Netuno, se ele marcar bobeira.
Na foto abaixo, um barco antigaço, em excelente estado de conservação. Esses barcos eram usados para as mais diversas atividades.

Muitas dessas embarcações são hoje alugadas para passeios, comemorações, etc.

Na volta a Roterdã, 19h30, o pôr-do-sol começa a se formar.

Comentários

Alice disse…
Uma das portas antigas da cidade:
http://nl.wikipedia.org/wiki/Groothoofdspoort
caroline disse…
Gostei do post! O passeio parece bem bacana!
Kaká disse…
Tem uma coisa que a Europa tem e que parece ser difícil se ver tanto em outros lugares: charme! Tudo é charmoso...
Ton disse…
Obrigado, dra. Alice.

Postagens mais visitadas