EstaTRÍSTicas


Estatísticas estão por toda parte. Sempre pensei torto em relação a elas. Nunca aceitei direito que uma pesquisa feita com apenas duzentas pessoas pudesse ser de alguma forma representativa. Mas vá lá. É universalmente aceito, não?
Como motociclista, tem umas estatísticas que me emputecem. Guenta aí, mexplico.
Todos os dias a imprensa não-especializada publica algo do tipo "tantos acidentes de moto no mês passado. Aumento de 150% em relação ao mesmo período, blá-blá-di-blá"... A primeira imbecilidade que me salta aos olhos, e que escapa à compreensão da imprensa leiga, é que a frota motociclística cresceu mais ou menos isso no tal mesmo período. Óbvio que os acidentes vão aumentar. Por acaso o número de acidentes com automóveis é o mesmo hoje de cinco anos atrás? Hein, hein? Claro que não. A essa imprensa néscia só interessa criar polêmica, resguardando os interesses sabe-se lá de quem.
Tem outra coisa que me emputece nessas estatísticas: nunca são esclarecidas as circunstâncias desses acidentes. Fica parecendo, claro, que os acidentes acontecem por culpa dos próprios motociclistas. Nessas estatísticas nunca aparecem os motoristas inconsequentes, os buracos, defeitos e sujeira do asfalto e por aí vai. Eu sei. Eu vivo isso.

Comentários

Postagens mais visitadas