Foto instantânea

Se você clicou no link do post anterior deve ter chegado à página da FujiFilm - se os deuses da internet não fizeram algum milagre - com uma apresentação breve e uma foto de uma câmera instantânea. Se você nasceu há menos de 20 anos e não é minha sobrinha provavelmente não sabe o que é isso. Titio explica: filmes instantâneos produzem uma foto segundos após saírem da câmera. São preparadas de modo a se revelar com a luz e uma mistura de produtos químicos sobre um papel fotográfico especial. A foto surge diante de nossos olhos, literalmente. É bacana. Mas é também um produto que quase desapareceu do mapa. Mais conhecido como Polaroid - a única marca que provavelmente fez alguma grana com o formato - desapareceu do mapa há alguns anos quando a própria Polaroid decidiu que o formato não dava mais caldo. A Polaroid normal sai num formato maior do que esse Instax Mini da Fuji, mas o princípio é o mesmo.
A patente do filme foi comprada há alguns anos por um empresário holandês que decidiu continuar a fabricá-lo. A Fuji decidiu igualmente ampliar seu leque de câmeras. Por isso hoje temos as câmeras que usam o filme Instax Mini, como esta daqui:
Ganhei uma igualzinha de minha adorada esposa, mas confesso que estou economizando filme. Não quero sair por aí tirando foto de qualquer coisa, só para ver a imagem aparecer no papel. Mas que dá vontade, isso dá. 
E alguns devem estar se perguntando o que é que eu pretendo fazer com isso? Ora, não joguei minha câmera de filme no lixo (já falei dela aqui, a Pentax P30t), então qual o problema em ter um formato de câmera diferente. É um desafio. Estou matutando sobre que tipo de projeto eu posso colocar em prática com ela. Tem uma ideia aí, rolando pra lá e pra cá, mas por enquanto é só uma ideia. 
Então, viva o moderno. Viva o retrô. Diacho, viva o retrô mudérrno.

Comentários

Postagens mais visitadas