The trip

Já disse antes que viagem de moto não se faz assim, de qualquer jeito, requer um certo planejamento. Paradas para descanso são muito mais frequentes e essenciais do que quando se viaja de carro. Assim, meu primeiro dia de viagem terá paradas a cada 90 minutos, mais ou menos. Os reabastecimentos deverão ser feitos a cada 330km, tendo como base um consumo de 22 km/l - espero fazer mais que isso, em torno de 24 km/l. A parada para pernoite, não importando a que hora isso aconteça, será feita no Maquiné Park Hotel, a cerca de 700km de Brasília (estou confiando no Google Maps). Não pretendo sair muito cedo de Brasília, mas tenho que ter em mente que o sol se põe bem mais cedo no inverno.
A saída do segundo dia deverá acontecer mais cedo, em torno das seis da manhã, por uma razão muito simples apesar de ser uma perna ligeiramente mais curta que a primeira, vou ter um trecho de serra na região de Teresópolis, no qual a velocidade de cruzeiro terá que ser reduzida drasticamente. Assim, saindo cedo consigo fazer bom uso do tempo e das boas estradas, para compensar o trecho de serra. Tenho ainda que levar em consideração o fato de que o dia 6 será véspera de feriado prolongado, o que aumenta as chances de trânsito mais intenso. O ideal mesmo seria dormir em Belo Horizonte, ou mais adiante ainda. Mas para isso eu teria que sair muito cedo de Brasília e rodar quase 800 km no primeiro dia. Sendo minha primeira viagem de moto, prefiro a alternativa mais segura. Para não passar por apertos, terei que estar na estrada para Búzios no meio da tarde. Não seguirei para Rio das Ostras pela BR 101, mas pela RJ 106.
As paradas para descanso serão rápidas, de 10 a 15 minutos, tempo suficiente para uns alongamentos, comer alguma coisa, beber água, falar com o Miguel, etc. Algumas dessas paradas poderão ser combinadas  com paradas para abastecimento.
Quanto aos equipamentos, estou considerando a possibilidade de comprar um par de alforges da Givi, modelo T438N, encontrável por razoáveis R$ 600,00. Com capacidade básica de 21l, expansível para 27, possui capa de chuva e alças de ombro, parece ser uma ótima opção e ainda ser passível de utilização até para viagens rápidas de fim-de-semana. Veremos.


Comentários

Postagens mais visitadas