Livros

Mas...bora lá falar de outras coisas.
No último mês adquiri e estou aos poucos degustando algumas coisas interessantes. Em matéria de livros, recomendo dois:
"O Som da Revolução - Uma História Cultural do Rock 1965-1969", do Rodrigo Merheb
O autor é colega de Ministério e um apaixonado por música. Passou quase oito anos pesquisando para escrever esse tomo, aproveitando-se de sua passagem por Chicago, onde trabalhou no Consulado-Geral do Brasil. O livro trata do período em questão de forma muito didática, com linguagem acessível e sem floreios literários. Não quer dizer de forma alguma que seja um livro de linguagem pobre, apenas que a mensagem é transmitida de maneira muito clara, de forma que mesmo quem não faça ideia de quais bandas estejam sendo mencionadas tenha uma excelente ideia do que foi aquele rico período na história cultural mundial. Devorei o livro em questão de semanas e agora me preparo para obter boa parte dos discos mencionados na discografia. Obrigatório para quem gosta de música e também para quem não gosta. Leitura leve, divertida e muito esclarecedora.
Depois desse entrei de cabeça num livro que me foi indicado por uma grande amiga brasileiro-holandesa (oi Kika) que possui laços muito fortes com o Japão por conta de seu trabalho.

Numa viagem ao Brasil ela me indicou este livro:
Charles Pellegrino é PhD em zoologia e escreveu dezenas de livros, entre eles "Her Name",  "Titanic" e "Ghosts of the Titanic", utilizados por James Cameron como base para seu blockbuster. Neste, ele toma como ponto de partida os relatos de sobreviventes das bombas atômicas, lançadas sobre o Japão em agosto de 1945. Dessas histórias - todas elas dramáticas - destacam-se a dos duplos sobreviventes. Pessoas que, tendo sobrevivido à primeira bomba, sobreviveram também à segunda. A riqueza de detalhes e a "câmera lenta" de que faz uso o autor para descrever os milisegundos em cada reação, fusão, fissão daquele trágico artefato, levam o leitor a reviver de forma dramática toda a fúria daqueles dias. Ele percorre cada momento de vários ângulos, da senhorinha que cuidava das hortas e não teve tempo de sequer entender o que acontecia, ao estudante do primário, salvo por ter derrubado um objeto e se abaixado para pegá-lo, descrevendo toda a ação em riqueza de detalhes jamais posta em texto. O clarão, o estrondo, as cores, os fenômenos raros registrados momentos após as explosões, as reações das pessoas, os efeitos da radiação, imediatos ou não, e o pós-explosão, quando as pessoas tinham que escavar o que restara de suas casas atrás de seus entes queridos, quando os sobreviventes tinham que buscar forças onde já não havia nenhuma, para conseguir comida e ajuda. Um relato detalhado e dramático, visto também pelos depoimentos dos pilotos que participaram daquela ação. Não se trata de um livro fácil de ler, mas considero-o como leitura obrigatória para ajudar a entender um pouco melhor o que foram aqueles dias em que o inferno parecia ter mesmo se instalado sobre a terra.

Comentários

Postagens mais visitadas