Saudade x saudosismo

Há alguns dias uma amiga dos tempos do colégio postou numa rede social uma foto superdesfocada de uma moto e um grupo de pessoas. A moto em questão era a Yamaha RX80 Carona da família, à época sob os meus cuidados...por assim dizer.
Bem, aquela desfocada foto despertou um sentimento gozado. O primeiro conceito que me vem à cabeça é "nostalgia". Se nostalgia puder ser descrita como um misto de saudade e saudosismo, então é isso. Mas acho que não.
O saudosista tem algo de quem tem coisas mal resolvidas no passado, passa a noção de estar sempre querendo voltar e reviver o passado. Passado serve para ser lembrado, não revivido. Qualquer um que já tenha tentado fazê-lo percebeu que não só é impossível (e não estou falando de viagem no tempo), como é inútil e, convenhamos, uma ideia bem idiota. Ter saudades de tempos idos, de coisas vividas é uma coisa boa. Aquela foto meu despertou saudade daqueles tempos. Querer voltar no tempo, ou pior, viver no passado, não tem nada de bom. Explico. Querer reviver o passado significa querer fazer coisas novamente não porque eram boas, mas porque alguma coisa não ficou bem resolvida. Saudade nada tem a ver com isso.
Quem não teve "aquelas" férias de verão, aquele verão memorável? Pois é. Quem se lembra do verão seguinte? Pouca gente, pois para muitos o verão anterior tornou-se inigualável, condenando ao esquecimento sumário os verões seguintes, por melhores que tenham sido. Isso acontece porque temos a tendência a comparar e sermos saudosistas, querendo repetir o que foi bom, o que deu certo uma vez. Isso é a coisa mais estúpida do mundo. Quem vive pensando dessa forma deixa de ter novas (e boas) experiências e novas (e memoráveis) lembranças. Exemplo disso? Ué, gente que vai para a mesma praia ano após ano, só porque a primeira vez foi legal. Ok, aqui temos um intruso, um elementozinho de "medo do desconhecido", mas isso é outro papo.
Precisamos aprender que boas lembranças são só isso, boas lembranças. Devemos sentir saudades de coisas que experimentamos, de fatos que vivenciamos, de pessoas que conhecemos. Querer que o tempo volte para podermos repetir aquilo que foi bom, legal, é fechar os olhos e a mente para o presente e, pior, para o futuro.
O lance da foto?
Eu estava com uma turma nova de amigos, do segundo colegial, andava de moto sempre que podia, muita coisa legal aconteceu, o verão daquele ano (85-86) foi memorável. E não, não me lembro do verão seguinte.

Comentários

Postagens mais visitadas