Preto ou branco

Odeio polarização. Odeio radicalização.
Nas últimas semanas recebemos doses exageradas disso. Sim, estou falando de eleições e da imbecilização disfarçada de politização espalhada aos quatro ventos e em todos os bits e bytes da internet. Chegou um ponto em que ficar em dúvida não é permitido. Não, você tem que escolher: bom ou mau. Bem ou mal. Vermelho ou azul. Situação ou oposição. Preto ou branco. Vai ou fica. Não, mas..."Não tem mas, você tem que se posicionar!", esbravejam uns e outros.
É, democracia virou um palavrão. E os que o preferem com mais frequência e intensidade se esquecem de que, se vivêssemos mesmo em uma democracia, não teríamos que escolher entre A ou B. Teríamos liberdade para escolher entre escolher ou não. Assim eu não seria obrigado a votar em branco ou anular meu voto. Essa área que considero cinza, para muitos é sinônimo de covardia. Não vejo o voto branco como interessante. Nunca votei em branco. Mas já anulei. Na minha opinião o voto nulo não significa que eu não queira tomar posição - isso é votar em branco - mas que as opções a mim apresentadas não são boas o bastante.
Ah, mas não pode, você tem que tomar posição, nem que seja para "acabar com tudo isso aí." E enquanto isso, no Congresso, pouca ou nenhuma renovação. Contra-senso, né? Aqueles protestos todos serviram para quê mesmo? O cara que endividou o GDF logo depois da prisão do Arruda, foi eleito deputado federal. Ó? E gente muito boa ficou de fora, por causa das malditas coligações e legendas.
Odeio gente que espalha o terror dizendo que o Brasil vai virar Cuba. Nunca foram a Cuba, isso é certo. Miami é mais legal. Será que é fácil transformar o Brasil em Cuba? Se isso acontecesse, onde estariam os 48% dos que se dizem "brasileiros", deixariam mesmo que a coisa chegasse a esse ponto? Tão brasileiros que ao primeiro sinal de contrariedade, dizem que vão embora. Hmm. Eu fico e luto. Eu vivo o país, com suas belezas e mazelas. Eu trabalho para melhorá-lo. Eu vou cobrar daqueles que tem que ser cobrados. Não sou covarde por anular meu voto, mas não vou me anular por não ter votado em uma das opções. E não vou deixar de vigiar, fiscalizar, cobrar, trabalhar.
Odeio gente que espalha babaquices preconceituosas contra gays, pobres, negros, nordestinos. Vocês não me representam. Como se São Paulo não estivesse coalhado de nordestinos. Como se esses mesmos nordestinos não tivessem ajudado - e ainda ajudam - a fazer de São Paulo o que é hoje. Vocês, por acaso, vão deixar de tirar suas férias nos Lençóis Maranhenses? Vão deixar de ir ao Carnaval de Salvador? Vão abrir mão das maravilhosas praias da Paraíba? E a Chapada Diamantina, desistiram de conhecer? Se vão, aproveitem e boicotem os restaurantes de comida nordestina. Tava cheio de carro com adesivinho do 45 no estacionamento do Mangai/Nau outro dia, aqui em Brasília. Se vão continuar com esse preconceito imbecil, então que o façam por completo. Nada mais de queijo coalho com carne de sol para vocês. Só coxinha.
E gente que vive no exterior há dezenas de anos decretando o fim do Brasil porque o governo continuou como está? Será que se o resultado fosse diferente essas pessoas todas voltariam para cá? Duvideodó. Muita gente saiu lá pelos idos de 94/95, não? Bem antes de "tudo isso que está aí" se instalar. E me lembro que em muitos lugares no exterior o resultado das urnas foi favorável ao "tudo isso que está aí". Vou reiterar algo aqui, se já não ficou claro: não estou tomando partido, não estou defendendo este ou aquele lado. Estou odiando os dois lados. E tenho amigos, familiares, conhecidos e colegas em ambos.
Durante esse tempo todo evitei tomar qualquer posição, fazer qualquer comentário no Facebook, preferi observar à distância, por mais que certos comentários me enojassem. Sim, enojassem. Preferi manter laços de amizade. Teve absurdos proferidos pelos partidários de ambos os lados. Cheguei a deixar de seguir uns e outros.
Mas sou considerado um pária, covarde.
Não estou mandando ninguém ir embora. Fiquem e lutem. Façam a sua parte, pois governo, qualquer que seja, deve ser para todos, inclusive para este "covarde" aqui.
Não estou postando fotos com a bandeira do Brasil de luto, em lágrimas. Essas pessoas já desistiram.
Eu não.

Comentários

Postagens mais visitadas