Relutei muito para escrever sobre eleições. E a razão para isso é simples: não me acho capacitado para emitir opiniões e sou péssimo em debates e confrontações. Não seria um bom político ou um advogado. Admito que minha primeira reação é sempre acreditar no que leio por aí. E quando começo a ler opiniões refutando esta ou aquela posição, instala-se a dúvida. Quanto às "provas" apresentadas pelo defensores deste ou daquele candidato, elas mais atrapalham que ajudam. Pode ser um pouco de preguiça da minha parte - e provavelmente é - mas isso é outra história.
Olhando as coisas que são publicadas no Facebook, por exemplo, tenho amigos (ou contatos no FB) que defendem Dilma e o PT com a faca entre os dentes e sangue nos olhos. Lançam mão de gráficos, números, relatórios, pesquisas e opiniões "ilibadas" e ainda atacam sem dó os outros candidatos. Este é o ponto que me chama atenção: se seus números são irrefutáveis e as pesquisas tem pouca margem de erro, não bastaria rebater as afirmações/acusações dos adversários? Aparentemente não. Ataques, discussões acaloradas e "trocas de gentilezas" estão no cardápio diário. Petistas são os donos da verdade e não ouse contrariá-los.
Do outro lado tem os que são contra o PT e se dividem, basicamente, entre os eleitores do Aécio e da Marina. Os primeiros passam o tempo repetindo o que leem pela internet sem sequer ter a preocupação de verificar sua autenticidade - geralmente contra o PT, mas mais recentemente contra a Marina também, no caso dos aecianos. Isso será usado pelos petistas contra os psdebistas e assim dá-se continuação ao bate-boca. A poucos dias do pleito, Aécio ainda não tem plano de governo - apesar de afirmar que sabe o que está errado com o país e que sabe o que fazer para consertar. O cara já tinha sido considerado para a eleição passada e seu partido ainda assim não teve a capacidade de elaborar um plano de governo? Plano de governo, aliás, deveria ser de apresentação obrigatória quando do registro de candidatura para prefeito, governador e presidente. Para os que pretendem cargos no legislativo então, a zona é generalizada. Ninguém tem plataforma clara e a maioria dos candidatos às câmaras estaduais confundem suas atribuições com as dos candidatos à câmara federal. Sem falar que tem candidato a deputado federal cuja plataforma é lutar por esta ou aquela região. Esquecem que, eleitos, são deputados FEDERAIS, portanto tem que trabalhar para o povo brasileiro, sem distinção. Bem, viajei agora. Voltemos.
O pessoal do Aécio defende não sabe bem o quê, mas tudo o que eles  tem certeza é de que Dilma e PT tem que sair. O que é mais ou menos o que defendem os eleitores da Marina. Esse povo todo aí é o povo do "Deus Me Livre!". Dilma e PT? Deus me livre. Aécio? Deus me livre. Os apoiadores da Marina se acham os mais inteligentes, porque ela é a solução. Ela é mágica. Ela vai fazer e acontecer. Os eleitores do Collor também achavam a mesma coisa. Escolheram aquela que herdou uma candidatura e que não conseguiu ter seu novo partido aprovado (inédito isso, viu?). Tem pouca experiência, não fez um bom trabalho quando teve a chance e desce o pau nos outros dois. E leva pancada também. Muita. E apesar de tudo e sem ter muita certeza do porquê, escolheram-na como saída alternativa para "tudo isso que está aí".
Entendam que não estou aqui defendendo ou atacando este ou aquele candidato, nem gostaria que meus amigos se chateassem com minhas mal escolhidas palavras. Meu intuito é tão somente fazer uma pequena leitura do que vejo todos os dias nas redes sociais neste que é MEU espaço, ainda que eu permita um certo nível de abertura, pois qualquer um pode comentar aqui. Só me reservo o direito à censura, pois não admito comentários ofensivos. O espaço é democrático mas não é a casa da mãe Joana.
Tem coisas curiosas.  Petistas - ou dilmistas - adoram dizer que a Marina fala em renovação na política mas faz acordos e anda de mãos dadas com a velha política. Logo eles que quando chegaram ao poder há distantes doze anos, foram obrigados a fazer...chamemos de acordos - conchavo é palavra forte - com Sarney, Collor, Calheiros, para citar alguns mais notórios.
Marina fala da defesa do meio ambiente mas sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente foi, no mínimo, desastrosa.
O Aécio...correndo atrás. Batendo em todo mundo e levando de todo lado.
Vejam que telhado de vidro todo mundo tem. E pedra na mão também. Admitir isso é outra história.
Assim, rolando a página inicial do FB, dou de cara com um festival de verdades tão grande quanto o festival de bobagens. De todos os lados. Discussões e ofensas abundam. Desde que começaram a pipocar tenho evitado curtir, comentar e compartilhar posts políticos. A gente discute no bar, na roda de amigos, mas meu voto ainda é meu. Sei que este governo fez coisas boas, assim como o anterior. Mas ambos também fizeram merdas. Eu tomo como exemplo o governo de Agnelo Queiroz no DF. Votei no cara. Era o melhor candidato. Votaria nele de novo? Não. E não porque acredite que tenha feito uma administração ruim, mas porque poderia ter feito uma muito melhor. Verdade que Agnelo pegou o DF combalido e endividado e teve que se virar porque teria Copa das Confederações e Copa do Mundo pela frente. Deixou a desejar em várias frentes. Ainda assim, no fim de seu governo, tem obras em andamento e obras em fase inicial. E muita gente não vê isso. Mas seu governo não foi o que poderia ter sido e por isso não leva meu voto este ano. Fiz uma análise racional. Há quem discorde de tudo o que escrevi aqui. Mas quer saber? Vá reclamar com o padre.

Comentários

Postagens mais visitadas