Golden Gate Bridge


É como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Ou como ir a Londres e não passar pelo Big Ben. É por aí. A Ponte Golden Gate é o ponto turístico que mais identifica a cidade. Primeiro, o que quer dizer Golden Gate. É o nome que recebeu o estreito, de cerca de 1,6 quilômetro e que conecta a Baía de São Francisco com o Oceano Pacífico. A ponte foi inaugurada em 1937, com altura máxima de 221 metros e 1280 metros de comprimento no seu vão principal, sendo que o comprimento total é de cerca de 2.700 metros, conforme projeto dos engenheiros Joseph Strauss e Charles Ellis. Caminhões são proibidos de cruzá-la.
Um dos passeios mais populares hoje é a travessia de bicicleta pela ponte, retornando de ferry a partir de Sausalito.
Fizemos o passeio a pé até próximo do segundo mastro, o que deu uma bela de uma caminhada, ida e volta. Não se engane com o dia lindo que fazia, o vento sopra ainda mais forte e frio sobre a ponte e ir agasalhado é essencial.
A pista é dividida entre pedestres e ciclistas e muitas vezes rolam entreveros entre eles. Às vezes é culpa de uns, às vezes de outros.












Ela é uma ponte suspensa, de estilo art déco,  como dá para ver nas fotos seguintes.







A ponte é também local muito procurado por aqueles que pretendem dar adeus a este mundo cruel. Estas placas estão fixadas em diversos pontos da ponte:

O bacana de cruzá-la é observar as mudanças nos pontos de vista, as novas formas de ver a cidade, os ângulos e também as cenas mais inusitadas, como um grupo de kitesurfers curtindo ali, bem no meio da faixa navegável, dividindo a água com embarcações de todo tamanho.

Por falar na faixa navegável, é de cima da ponte que se pode observar bem as fortes correntes que atuam na baía.


São essas correntes que tornam ainda maior o mistério que cerca a única fuga ocorrida em Alcatraz, pois acredita-se ter sido impossível que os fujões tenham sobrevivido, apesar de seus corpos nunca terem sido encontrados.


Fort Point, fortificação que pré-data à Guerra Civil
Ciclistas e pedestres em convivência nem sempre
pacífica









































Comentários

Postagens mais visitadas